[Planilha] – Gerenciador de Emprestimo de Livros

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se tem uma coisa que acontece direto comigo é emprestar livro e não saber para quem emprestou. E o pior é quando a pessoa não devolve seja lá qual for motivo. Pensando nisso, criei essa planilha para administrar melhor isso.

Meus Livros Ver 1.0 – 2012

[Senha p/ desproteger planilha: tp ]

Quero chamar atenção nessa planilha um recurso que muitos utilizam porem de forma rígida, a Validação por Lista. Este tipo de validação é imprescindível quando queremos disponibilizar para o usuário um leque de opção para ser selecionado, contudo, as pessoas costumam definir intervalos rígidos e quando necessitam inserir um novo item na validação tem que editar o intervalo de todas as validações. É obvio que se a planilha é sua não há problema, basta alterar um e arrastar os demais, contudo, se o seu usuário tiver que fazer isso, bom, ai são outros quinhentos! Pois você não saberá se ele conhece esse recurso.

Nessa ferramenta, as Validações estão na Aba “Empréstimos”, porem a fonte de dados da validação está na aba “Cadastros Básicos”. Sendo assim, toda vez que o usuário insere um novo item na aba “Cadastros Básicos” automaticamente ela é disponibilizada na validação na aba “Empréstimos”. Ai um espertinho cria uma solução “bizarra” que é selecionar um intervalo grande. Muito ruim, pois disponibiliza para o usuário opções vazias que ele não poderá utilizar (o que não é nada elegante).

E qual segredo dessa validação flutuante?

A fórmula Desloc, quem não conhece ela, vale apena estudar.

=DESLOC($V$5;0;0;(CONT.VALORES($V$5:$V$30341)-CONT.SE($V$5:$V$30341;0)))

Em linhas gerais ela serve para deslocar determinada célula de um lugar para outro de forma dinâmica. Complicou????

Não é muito fácil explicar essa formula em um texto, portanto, acho melhor vocês olharem a planilha e sair alterando e vendo o resultado, tentativa e erro ainda é a melhor forma para aprender o Excel.

Vejam esse artigo, é o mais básico que achei para explicar.

http://support.microsoft.com/kb/324991/pt-br

Abraços!

Elquisson Lima

29 Comentários


  1. Eu estou usando sua planilha e estou gostando muito. No entanto, eu preciso de aumentar a quantidade de nomes de pessoas do “cadastro de Pessoas”, mas não estou conseguindo. Como eu faço?

    Responder

  2. Bom dia,
    desde já agradecer pela planilha ela é muito eficaz, eu trabalho em um ferramental e os meus colegas sempre pegam comigo ferramentas e depois devolvem, com isso deu bem para empregar a sua planilha no meu serviço. so que no BRoficce o esquema de empréstimo não funciona.

    Responder

    1. Exatamente amigo. Eu desenvolvo para Excel, nao testo no BR officce. Isso acontece pq existem funcoes que so existem no Excel por exemplo. Abracos.

      Responder

  3. Vamos usar tua planilha para controlar o empréstimo de livros na empresa onde trabalho.
    Obrigado, Elquissson.

    Responder

  4. Olá boa noite, baixei sua planilha para ajudar uma biblioteca comunitária do meu bairro, todavia, quando clicamos por exemplo em “empréstimos” ou outro comando ao lado como para cadastrar, não entra, o que deve estar acontecendo? A biblioteca ainda não dispõe de internet. Será que é isso?

    Responder

    1. Nao precisa de internet amigo. Vc precisa habilitar as macros. Quando vc abre o Excel, tem uma mensagens abaixo dos menus perguntando se pode habilitar as macros. Se nao aparecer a msg, pesquisa no google como configurar isso. Abracos.

      Responder

  5. BOM DIA! Excelente a planilha, só gostaria de saber como faço para fazer alterações nos nomes? Pois pretendo usá-la. Obrigada

    Responder

  6. Olá, como faço para baixar a planilha?
    estou montando e logo abrindo uma biblioteca comunitária e com certeza esta seria uma ótima ferramenta a solucionar grande parte das nossas pendencias aqui!
    Parabens pelo projeto!

    Responder

  7. Muito boa a planilha, mas uma sugestão seria a inclusão de uma coluna entre “Data Empréstimo” e “Data Devolução” com o nome de “Data para Devolução”, justamente para um controle mais efetivo. Tentei implementar a mudança, mas diz que outro usuário restringiu valores que podem ser inseridos nesta célula desbloquei aplanilha toda mas nada, sabe como resolver isso? obrigado desde já

    Responder

    1. Já resolvi o problema da restrição, indo em dados e validação de dados.

      Responder

  8. Gostaria de adaptar a planilha e não consigo desbloquear com a senha fornecida, na verdade eu usaria para empréstimos de materiais na empresa que trabalho. Como faço?

    Responder

  9. Boa noite! Achei excelente a planilha, principalmente o visual. Gostaria de utilizá-la para cadastrar os meu livros e também os de uma instituição onde presto serviço voluntário. No entanto, sinto falta de uma coluna para colocar o código do livro (diferente da numeração sequencial) e também um campo para subcategorias, para facilitar a organização dos assuntos. É fácil implementar esses acréscimos? A planilha é protegida? Grato e parabéns pelo trabalho!

    Responder

    1. Roberto. Obrigado. Na verdade dentro da ferramenta tem opção de vc cadastrar um codigo de livro livre. Observe na tela livros na imagem do post que há uma coluna ID e oura Cod. Quanto a subcategorias não há de fato, pois o objetivo era simplificar ao máximo a ferramenta. Ela não é protegida, fique a vontade para realizar ajustes e melhorias. Abs.

      Responder

      1. Olá Elquisson! Quando li sua resposta, fui em busca das imagens citadas e descobri que a planilha que eu havia baixado (Gerenciador de Empréstimo de Livros) evoluiu para “Gerenciamento de Biblioteca”, com recursos do VB. Conferi e ficou show de bola! Foi a melhor planilha sobre o tema que já encontrei na internet. Finalmente minhas buscas cessaram! Mais uma vez, parabéns!!! Abs

        Responder

  10. Gostei da planilha e irei implantar em uma biblioteca da escola municipal que até então nem existia um computador, creio que a planilha vai ajudar. muito obrigado

    Responder

  11. Muito boa planilha, mas to querendo adapta-la para utilizar em almoxarifados. Como faço para, por exemplo, cadastrar produtos iguais, como parafusos, sem ter de cadastrar uma a um.

    Responder

  12. ola, eu tenho o Excel do office 2013, e esta dando o erro (13) dizendo que não tem compatibilidade você pode me ajudar ?

    Responder

  13. Boa noite! Achei excelente a planilha, principalmente o visual. Gostaria de utilizá-la para cadastrar os meu livros e também os de uma instituição religiosa onde presto serviço voluntário. No entanto, sinto falta de uma coluna de relatório para saber quem esta com empréstimos no mês para ficar fácil até para cobrar das pessoas , e se possivel implementar pra código de barra com leitor óptico pois temos mais de 4000 livros cristãos para alimenta-la e depois empresta-la. fácil implementar esses acréscimos? A planilha é protegida? Grato e parabéns pelo trabalho! Se fosse o caso vc cobraria para isso ? se sim quanto seria ? de repente eu posso pagar do meu bolso mesmo pois a instituição não tem como arcar com isso.

    Grato

    Juliano Amaral

    Julianoamaral1@gmail.com

    Responder

  14. Olá, quando vou cadastrar o nome do autor, não consigo fazer a alteração. O que faço nesse caso?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *