[Planilha] – Gerenciador de Biblioteca

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Fala Pessoal, Acabei de finalizar um projeto piloto de uma planilha para gerenciamento de biblioteca em VBA. Na verdade ela é uma especialização da planilha de emprestimo de livro http://excelsemlimites.wordpress.com/2012/10/15/planilha-gerenciador-de-emprestimo-de-livros/ A tela inicial da planilha: Biblioteca - Inicial No menu Livros: É feito o cadastro de todo o acervo de livros que a biblioteca tem. Você faz a busca por categoria, autor, editora e tipo de livro. Nessa tela você terá opções para cadastrar um NOVO, EDITAR ou EXCLUIR livro do acervo. Biblioteca - Livros No menu Pessoas: É onde ocorre a maior parte do processo da bilioteca , os emprestimo e devoluções. Biblioteca - Livros O programa é auto explicativo, se vocês tiverem dúvidas entre em contato comigo. Baixe aqui o gerenciador. Abraços! Elquisson Lima

66 Comentários


  1. Boa tarde, Elquison!

    Adorei o aplicativo e o estou usando, no entanto gostaria de saber como faço para habilitar todo o conteúdo da planilha, definitivamente. Pois, a cada acesso tenho de fazer isso. Como resolvo esse problema?

    Muito obrigada!

    Atenciosamente,
    Mariana Ferreira

    Responder

  2. Boa tarde Elquisson,

    tem como alterar alguns campos e incluir outros?

    Att,

    Andréia

    Responder

      1. Oi gostaria de saber se vc fez uma nova versão dessa planilha?
        Tenho interesse em usá-la mas tenho que ficar habilitando ela toda vez que abrir?

        Responder

  3. Os botões excluir do formulário “diversos” não está funcionando

    Responder

    1. Valeu Rodrigo. Devo lançar uma nova versão em breve e irei corrigi isso e outras coisas. Acabei esquecendo de implementar a rotina de exclusão nesse formulário.

      Responder

  4. Boa tarde Elquisson,

    Tem como na tb_emprestimo ao invês de puxar o codlivro puxar o nome do livro?

    Responder

  5. Elquison, não estou conseguindo abrir o aplicativo. Há alguma incompatibilidade com o Office 2010? Quando tento abrir o aplicativo aparece a seguinte mensagem: “O Excel encontrou conteúdo ilegível em ‘gerenciamento-de-biblioteca.xls’. Deseja recuperar o conteúdo desta pasta de trabalho? Se você confia na origem desta pasta de trabalho, clique em Sim.”

    Responder

  6. Boa Tarde! Achei ótimo o programa!
    Mas depois de cadastrar meus livros (mais ou menos 300) ele começou a travar, quando eu clico no botão “Livros”, ele para de responder e só volta a funcionar depois de um bom tempo. E agora quando eu clico em Categoria e escolho uma, depois de clicar num livro e apertar “salvar” ou “fechar”, ele ao invés de voltar pra categoria, começou a voltar pra lista geral, dai novamente demora muito pra funcionar. Isso é normal?
    Desde já obrigado!!

    Responder

  7. Gostaria de saber como faço para alterar o campo de pesquisa de livro. Gostaria que fosse possível substituir a pesquisa de editora para pesquisar pelo código do livro.

    Responder

  8. È muito bom ..mas tem alguns bugs!!! Se houver uma nova versão avisem pf!! Obrigado!

    Responder

  9. Boa Tarde! Muito bom. Mais ocorreu um erro quando baixei a planilha, olha só a msg: Esta pasta de trabalho perdeu seu projeto do VBA, controles ActiveX e outros recursos relacionados à programação.

    Você saberia me explicar?
    Grato.

    Responder

  10. Olá gostei muito do programa
    mas quando vou pra cadastrar os livros não dá, não salva.
    o que eu faço?

    catia

    Responder

  11. Muito interessante esta planilha e bom trabalho. Estou procurando algo diferenciado. Vamos supor que eu seja um pesquisador entre os livros. Já tenha os livros classificados, catalogados etc. Ai tenho um assunto ou temas e procuro entre a massaroca de livros os que tratem de determinado assunto. Por ex: Educação ou artes liberais, enfim. Pudesse realizar uma busca refinada. Ou seja, o que procuro não é mais por controle de empréstimos de livros e recebimento. Minha visão é que eu já tenha por ex. 8000 mil livros catalogados e realizar uma busca, pesquisa ou consulta no assunto ou assuntos, autor, título e etc. entendeu? O que você aconselharia? O Excel é ainda possível e capaz de realizar isto com o VBA? Desde já obrigado.

    Responder

  12. Olá Elquisson,
    Quando e cadastrado um novo livro o código é gerado automaticamente, ou é necessário cadastrar.

    Obrigado, fique com Deus!!

    Responder

  13. Olá. A planilha é ótima! Agradeço o compartilhamento.

    Apenas uma pergunta, quando vou emprestar um livro, é possível aparecer um campo indicando se o livro está emprestado para alguém e com quem está?

    Obrigada!

    Responder

  14. Boa tarde! Muito boa a planilha obrigado por compartilhar, preciso trocar em empréstimos os campos aluno e turma, pois não vou usar em escola e sim igreja.

    Responder

    1. Silvoni. Fique a vontade para modificar a planilha da forma que melhor atenda a sua necessidade. Se precisar de ajuda é so falar. Abraços!

      Responder

  15. Bom dia!
    No campo pessoas cadastro de pessoas o campo turma não necessito e o campo tipo que está (Aluno Funcionário) onde altero pra que no cadastro apareça os que necessito (Trabalhador, Frequentador)

    Responder

  16. Boa tarde!
    Pra modificar os nomes aluno por frequentador vou em UserForm e substituo todos os que encontrar?
    se não peço que me indique como faço.
    obrigado pela atenção.

    Responder

    1. Exatamenye Silvoni. Acessar o UserForm e modifica o campos, outro coisa é modificar nas planilhas tb. Modifica tudo que aparecer Aluno para Frequentador. Abraços!

      Responder

  17. Boa tarde, Elquison!
    Tens uma planilha para gerenciamento de biblioteca pessoal onde se coloca livros e dvds, e blu-rays.
    Também não estou conseguido abrir a tua planilha será que me podes enviar por email.
    Obrigada
    Cristina

    Responder

  18. Bom dia! Elquisson Lima, Deus abençoe sua vida e da sua família, gostei do seu trabalho, muito bem, além de ajudar você no seu desenvolvimento pessoal e profissional, também está ajudando os outros. Parabéns!

    Responder

  19. Boa tarde!

    Excelente planilha, porém, na baixada por mim, ela apresenta um erro. No momento de finalizar o processo de empréstimo do livro, ele informar o prazo para devolução de 7 dias a “frente” Exemplo, emprestei dia 26/03/2015 à devolução terá que ser feita dia 02/04/2015, porém, na aba home e tb_empréstimo aparece a data 04/02/2015, ou seja, retrocedeu mais de um mês a entrega. Me ajude, por favor!

    Responder

    1. Amigo. Isso ocorre em algumas versões do Excel pois ele migra pro padrão americano onde o dia e o mesmo são invertidos. Ja dispobilizei uma versão com essa correção. Abs.

      Responder

      1. Elquisson, existe alguma da planilha gerar algum comprovante de entrega ou devolução do livro, ou até mesmo os dois?

        Responder

  20. Boa noite elquisson gostei do seu trabalho que o senhor jesus continue a te abençoar. estou usando bastante

    Responder

  21. Como faço para, mudar os nomes dos campos, adaptando a planilha a um almoxarifado e também um campo para colocar a quantidade de mais de um de um mesmo material, para fazer movimentos de entrada e devolução.

    Responder

  22. obrigado tenho uma biblioteca comunitária e seu programa vai ajudar muito o gerenciamento dela pois não disponho de recursos

    Responder

  23. Parabéns, na instituição que eu trabalho tem uma biblioteca voltada para os jovens da comunidade, e ficava sempre difícil para mim resolver esse problema de cadastramento dos jovens que pegam emprestado os livros… era isto que eu estava procurando desde que comecei a trabalhar na biblioteca 😀 muito obrigada!!!

    Responder

  24. tem alguma planilha mais atual e habilitada? adorei essa versão, mas se tiver uma mais atual agradeço desde já! e também qunato habliitação, back up e mais opção de emprestimo de ivros , dvds e materiais….cadastro de alunos, com email, telefone, obrigado

    Responder

  25. Excelente planilha de gerenciamento de biblioteca. Mas há como vc inserir na busca Livros, não tem como filtrar por Título. Há como vc realizar está alteração e enviar por e-mail?

    Obrigado!

    Responder

  26. Olá Elquison, bom dia!
    Achei ótima sua planilha, só que estou com dificuldade para cadastrar os livros, já tentei de todas as formas e sempre aparece a mensagem de erro e tipo incompatível. O que seria isso?

    Responder

  27. achei fantástica, mas senti falta de uma categoria para a quantidade de exemplares de livros.

    Responder

  28. Boa tarde
    Planilha ótima, porém gostaria de sugerir algumas alterações:
    a) Inserir campo de livros ou aluno e série atrasados na tela home;
    b) Inserir relatório de empréstimo: semanal, mensal, anual e geral, com opção de impressão;
    C) Busca de livros por título;
    Obs.: Em “a” uma vez clicando no nome do aluno que está em atraso, leva para outro campo onde constam os dados gerais do empréstimo, como: nome do livro, de quem emprestou, data do empréstimo, data da devolução, etc.
    Obrigado

    Responder

    1. Obrigado pelas sugestões. Na próxima versão irei utliza-las. Abraços!

      Responder

  29. Bom dia amigo. seu programa é ótimo. Estou usando bastante. Porém no cadastro de pessoas só tem aluno e funcionário. Gostaria de acrescentar outras pessoas, pois aqui não é só aluno que empresta livro. Não sei como fazer isso. Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *