MySQL for Excel – Parte I

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá pessoal, fiquei um tempo sem escrever aqui no blog mas pretendo voltar a ter regularidade. Bom, queria compartilhar com vocês uma ferramenta fantástica (Excel Add-In) e GRATUITA que a Oracle desenvolveu que é o MySQL for Excel. Para quem não sabe, a Oracle é uma das maiores empresas de TI no mundo e essa ferramenta tem o objetivo de unir todo o poder do Excel na manipulação de dados com um banco de dados mais popular do mundo que é o MySQL. Pensem na possibilidade de trabalhar com o volume de dados muito elevado que em muitas vezes, optar em armazena-lo dentro das planilhas do Excel pode se tornar uma operação extremamente perigosa, visto que, o Excel apesar de ter mais 100.000 linhas, ele não opera muito bem quando chega próximo disso. Rsrs!

Site para download: http://www.mysql.com/why-mysql/windows/excel/

Basta baixar no link acima e executar o arquivo, não é necessário ter um conhecimento avançado em banco de dados para operacionalizar a ferramenta, porém, se tiver algum conhecimento sobretudo, nas criações de consultas (Views) com certeza poderá usufruir muito mais dessa ferramenta.

Sem título

Tradução da parte inicial da documentação oficial http://dev.mysql.com/doc/mysql-for-excel/en/index.html realizada por Elquisson Lima e disponível no site: https://excelsemlimites.wordpress.com/

1.  Apresentação:

Este é o manual de referência do MySQL for Excel. Ele documenta o MySQL for Excel nas versões 1.3 e 1.3.2. Grande parte dessa documentação é aplicada nas versões anteriores a 1.2.

2.  Introdução:

MySQL for Excel permite a você trabalhar com banco de dados dentro do Microsoft Excel. Os dados do MySQL podem ser importados para dentro do Excel, de modo que os dados em Excel também poderão ser exportados para dentro do MySQL como em uma nova tabela ou adicionada a uma tabela existente, e o MYSQL for Excel permite a você editar os dados do MySQL diretamente do Excel.

3.  Instalação:

O MySQL for Excel é um produto para Windows e ele é instalado através do instalador MySQL. E tipicamente você não será obrigado a instalar ou configurar ferramentas adicionais para usar o MySQL for Excel.

3.1.           Requisitos para o MySQL for Excel:

O processo de instalação do MySQL for Excel utilizando o instalador do MySQL irá checar se os requisitos foram atendidos ou notificará você se outra ação será necessária antes de prosseguir com a instalação.

  • NET Framework 4.0
  • Microsoft Office Excel 2007 ou versão superior para Microsoft Windows.
  • Visual Studio Tools for Office 4.0, e instalador MySQL Installer pode instalar isso para você.
  • Uma conexão disponível do MySQL Server.

3.2.           Download do MySQL for Excel:

É possível instalar o MySQL for Excel utilizando o instalador para Windows (um sistema que gerencia instalações e atualizações para todos os produtos MySQL no Windows), ou baixe e execute o arquivo independente. Os links para download são os seguintes:

  • MySQL instalador: Baixe e execute o arquivo MySQL Installer MS. Selecione o produto MySQL for Excel e então prossiga com a instalação. Observe o manual para detalhes adicionais. Esta é abordagem recomenda.
  • Arquivo Independente: Baixe e execute o arquivo MySQL for Excel standalone MSI.

O MySQL for Excel é carregado e executado, selecionando o Menu Dados no Excel, e então clique no ícone “MySQL for Excel”

Em breve, publicarei como utilizar a ferramenta.

Abraços!

Elquisson Lima
elkysson@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *