[Excel Básico] – Como travar uma fórmula no Excel

Tempo de leitura: 1 minuto

Introdução

Uma dúvida muito comum no Excel é que como eu consigo travar uma fórmula para que os usuários fiquem impossibilitados de fazerem qualquer alteração na planilha?

Travar células essenciais no Excel é fundamental quando se elabora uma planilha, especialmente quando se faz para outros usuários. É muito comum as pessoas deletarem ainda que sem querer uma fórmula fundamental em uma planilha.

Passo a Passo

  1. Se possível, procure sempre ocultar a célula (Coluna/Linha) que contém uma fórmula ou um dado essencial. Para ocultar a célula é muito simples:
    1. Clicar com o botão direito na letra se a intenção é ocultar a coluna ou no número se for a linha e em seguida selecionar a opção ocultar.
  2. Se o objetivo for deixar visível a fórmula ou o dado mas evitar que seja deletado, segue o passo a passo:
    1. Na tabela abaixo vamos bloquear a coluna Var1 para que o usuário não edite ela.
  3. Devemos selecionar as células que queremos que sejam EDITADAS, ou seja, selecionar as células que devem ser liberadas para que o usuário possa alterar. No nosso caso abaixo são as colunas Orç1 e Real1.
  4. Clicar com o botão direito e em seguida selecionar a opção Formatar Células.
  5. Em seguida, devemos selecionar a aba PROTEÇÃO e DESMARCAR a caixa de bloqueadas. Por padrão o Excel vem com essa opção bloqueada, por isso que a gente deve selecionar as células que precisam ser liberadas e não as bloqueadas.
  6. Confirmar com Ok e em seguida devemos PROTEGER PLANILHA nas seguintes opções: Menu Revisão > Proteger Planilha.
  7. Cadastrar uma senha e clicar no botão OK. A partir desse momento o usuário só irá Editar as células que foram liberadas.

Abs

E. Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.