Publicado em Deixe um comentário

[Planilha] – Simulador Carro: Compra x Aluguel x Uber

Baixe gratuitamente uma planilha com o simulador de cálculo do que é financeiramente mais vantajoso, Comprar Carro, Alugar um Carro por Assinatura ou andar Uber. A ideia da planilha é tratar a parte financeira, pois vantagens e desvantagens existem em qualquer uma das 3 opções.

Você pode ajustar planilha com os parâmetros da sua realidade, como valor de carro, km dia, preço de combustível etc.

Deixem os comentários no post abaixo para que a gente possa melhorar cada vez mais nosso blog.

Publicado em Deixe um comentário

[Excel Básico] – Criando um Gráfico para ilustrar % do sexo masculino e feminino em relatórios de Dashboard.

Fala pessoal. Nesse vídeo vou mostrar como criar um tipo de gráfico muito comum quando se cria Dashboard no Excel. Os passos são bem simples e não há necessidade de conhecimentos avançados no Excel para realiza-los. Qualquer dúvida é só comentar!

Passo a Passo

Baixe a Planilha

Publicado em Deixe um comentário

[Excel Básico] – Criando um Gráfico de progressão usado em Dashboard no Excel

Fala pessoal. Nesse vídeo vou mostrar como criar um tipo de gráfico muito comum quando se cria Dashboard no Excel. Os passos são bem simples e não há necessidade de conhecimentos avançados no Excel para realiza-los. Qualquer dúvida é só comentar!

Passo a Passo

Baixe a planilha

Publicado em 1 comentário

[VBA] – Criando um jogo de tiro ao alvo no Excel

Fala galera, segue nossa primeira série de videos de como desenvolver jogos em Excel usando os recursos do VBA.

Nesse primeiro jogo vamos aprender a desenvolver um jogo de tiro ao alvo usando 100% do Excel com os recursos do VBA.

Nesse jogo você vai aprender a usar o poderoso componente Shapes e a função VBA.DoEvents.

Todas as aulas estão disponíveis também no nossa canal do youtube. Não deixem de se inscrever lá.

Aula 1 – Desenvolvendo o cenário do jogo

Aula 2 – Configurando as funções reset e pause do jogo

Aula 3 – Configurando a função para iniciar o jogo

Aula 4 – Configurando as funções de atirar e derrubar o coco.

Código do Jogo

Dim sh As Worksheet
Dim gamesh As Worksheet

Dim bala As Shape
Dim coco As Shape


Sub Resetar()

    Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
    Set gamesh = ThisWorkbook.Sheets("Jogo")
    
    Set bala = gamesh.Shapes("Bala")
    Set coco = gamesh.Shapes("Coco")
    

    bala.Top = 211.43
    bala.Left = 161.81
    coco.Top = 76.43
    coco.Left = 579.31
    
    sh.Range("C2:c3").Value = "Stop"
    
    sh.Range("d2").Value = 0
    sh.Range("d3").Value = 10


End Sub

Sub Play_Game()

    Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
    Set gamesh = ThisWorkbook.Sheets("Jogo")
    
    Set bala = gamesh.Shapes("Bala")
    Set coco = gamesh.Shapes("Coco")
    
    
    sh.Range("c2").Value = "Move"
    
 
    
    
x:
    
    VBA.DoEvents
    
    If sh.Range("c2").Value = "Stop" Then Exit Sub
    
    coco.Top = coco.Top + sh.Range("b2").Value
    
    If coco.Top > 365.18 Then coco.Top = 76.43
    
    
GoTo x
    



End Sub

Sub Pause_Game()

    Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
    Set gamesh = ThisWorkbook.Sheets("Jogo")
    
    Set bala = gamesh.Shapes("Bala")
    Set coco = gamesh.Shapes("Coco")
    
    sh.Range("c2:c3").Value = "Stop"


End Sub


Sub shoot()

    Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
    Set gamesh = ThisWorkbook.Sheets("Jogo")
    
    Set bala = gamesh.Shapes("Bala")
    Set coco = gamesh.Shapes("Coco")
    
    If sh.Range("c2").Value = "Stop" Then
    
        MsgBox "Clique em iniciar primeiro"
        Exit Sub
        
    End If
    
     If sh.Range("d3").Value = 0 Then
    
        MsgBox "Você não tem mais bala, clique em iniciar"
        Exit Sub
        
    End If
    
    
    
    sh.Range("c3").Value = "Move"
    
x:
    
    VBA.DoEvents
    
    If sh.Range("c2").Value = "Stop" Then Exit Sub
    
    coco.Top = coco.Top + sh.Range("b2").Value
    
    If coco.Top > 365.18 Then coco.Top = 76.43
    
    If sh.Range("c3").Value = "Stop" Then Exit Sub
    
        bala.Left = bala.Left + sh.Range("b3").Value
        
    If bala.Left > 560 And bala.Left < 570 Then
    
        If coco.Top > 184 And coco.Top < 206 Then
        
            Call Drop_coco
        
        End If
    
    
    End If
    
    
    If bala.Left > 1157 Then
    
        sh.Range("C3") = "Stop"
        sh.Range("D3") = sh.Range("d3") - 1
        bala.Top = 211.43
        bala.Left = 161.81
        
        
    
    
    End If
        
    
    
GoTo x
    
    
    


End Sub


Sub Drop_coco()

    Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
    Set gamesh = ThisWorkbook.Sheets("Jogo")
    
    Set bala = gamesh.Shapes("Bala")
    Set coco = gamesh.Shapes("Coco")
    
    Dim coco1 As Shape
    Dim coco2 As Shape
    
    
    Set coco1 = gamesh.Shapes("coco1")
    Set coco2 = gamesh.Shapes("coco2")

    sh.Range("c2:c3").Value = "stop"
    
    bala.Top = 211.43
    bala.Left = 161.81
    coco.Top = 76.43
    coco.Left = 579.31
    
    coco1.Top = 186
    coco1.Left = 585.75
    coco2.Top = 221.99
    coco2.Left = 580.06
    
x:
    VBA.DoEvents
    
    coco1.Top = coco1.Top + sh.Range("b2").Value
    
    coco2.Top = coco2.Top + sh.Range("b2").Value
    coco2.Left = coco2.Left + sh.Range("b3").Value
    
    If coco1.Top > 369 Then
    
        sh.Range("D2").Value = sh.Range("d2") + 1
        Exit Sub
    
   End If
   
GoTo x
   


End Sub
Publicado em Deixe um comentário

[Jogo] – Tiro ao Alvo no Excel

Fala galera, segue mais um jogo clássico feito 100% em Excel, usando os recursos do VBA.

Se você quiser aprender a desenvolver o jogo clique aqui

Download link abaixo

Curso de como desenvolver o jogo

Código VBA

Dim sh As Worksheet
Dim gamesh As Worksheet

Dim bala As Shape
Dim coco As Shape


Sub Reset()

    Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
    Set gamesh = ThisWorkbook.Sheets("Jogo")
    
    Set bala = gamesh.Shapes("Bala")
    Set coco = gamesh.Shapes("Coco")
    
    Dim sp As Shape
    Set sp = gamesh.Shapes("Bala e Coco")
    
    Dim sp1 As Shape
    Set sp1 = gamesh.Shapes("Coco2")
    
    Dim sp2 As Shape
    Set sp2 = gamesh.Shapes("Coco3")
    
    bala.Top = 228.75
    bala.Left = 159
    coco.Top = 94.5
    coco.Left = 532.5
    
    sp.Top = 471
    sp.Left = 564.75
    
    sp1.Top = 471
    sp1.Left = 564.75
    
    sp2.Top = 471
    sp2.Left = 564.75
    
    sh.Range("c2:C3").Value = "Stop"
    sh.Range("D2").Value = 0
    sh.Range("D3").Value = 10

End Sub

Sub Play_Game()
    
    Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
    Set gamesh = ThisWorkbook.Sheets("Jogo")
    
    Set bala = gamesh.Shapes("Bala")
    Set coco = gamesh.Shapes("Coco")
    
    Dim sp As Shape
    Set sp = gamesh.Shapes("Bala e Coco")
    
    sh.Range("c2").Value = "Move"
    
x:
    
    VBA.DoEvents
    
    If sh.Range("c2").Value = "Stop" Then Exit Sub
    
    coco.Top = coco.Top + sh.Range("B2").Value
    
    If coco.Top > 400 Then coco.Top = 94.5
    
    
    GoTo x


End Sub

Sub Pause_Game()

    Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
    
    sh.Range("c2:C3").Value = "Stop"

End Sub

Sub Shoot()

    Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
    Set gamesh = ThisWorkbook.Sheets("Jogo")
    
    If sh.Range("C2").Value = "Stop" Then
    
        MsgBox "Clique em inicar primeiro"
        Exit Sub
        
    End If
    
    If sh.Range("d3").Value = "0" Then
    
        MsgBox "Você não tem mais bala" & vbLf & vbLf & "Clique no botão reiniciar"
        Exit Sub
        
    End If
    
    
    Set bala = gamesh.Shapes("Bala")
    Set coco = gamesh.Shapes("Coco")
    
    Dim sp As Shape
    Set sp = gamesh.Shapes("Bala e Coco")
    
    sh.Range("c3").Value = "Move"
    sh.Range("c3").Value = "Move"
    
x:
    
    VBA.DoEvents
    
    If sh.Range("c2").Value = "Stop" Then Exit Sub
    
        coco.Top = coco.Top + sh.Range("B2").Value
    
    If coco.Top > 300 Then coco.Top = 94.5
    
    
    If sh.Range("c3").Value = "Stop" Then Exit Sub
    
        bala.Left = bala.Left + sh.Range("B3").Value
    
    If bala.Left > 530 And bala.Left < 540 Then
    
        If coco.Top > 201 And coco.Top < 223 Then
            
            Call Drop_coco
            
            Call Play_Game
        
        End If
    
    End If
    
    If bala.Left > 1000 Then
    
        sh.Range("c3").Value = "Stop"
        sh.Range("D3").Value = sh.Range("D3").Value - 1
        bala.Top = 228.75
        bala.Left = 159
     
    
    End If
    
    GoTo x


End Sub

Sub Drop_coco()

Set sh = ThisWorkbook.Sheets("Config")
Set gamesh = ThisWorkbook.Sheets("Jogo")

Set bala = gamesh.Shapes("Bala")
Set coco = gamesh.Shapes("Coco")

Dim sp As Shape
Set sp = gamesh.Shapes("Bala e Coco")

Dim sp1 As Shape
Set sp1 = gamesh.Shapes("Coco2")

Dim sp2 As Shape
Set sp2 = gamesh.Shapes("Coco3")

sh.Range("c2:c3").Value = "Stop"

bala.Top = 228.75
bala.Left = 159
coco.Top = 94
coco.Left = 532

'sp.Top = 213.85
'sp.Left = 555.1

sp1.Top = 238
sp1.Left = 546.75

sp2.Top = 206.12
sp2.Left = 543.9

x:

VBA.DoEvents

'sp.Top = sp.Top + sh.Range("b2").Value
'sp.Left = sp.Left + sh.Range("b3").Value

sp1.Top = sp1.Top + sh.Range("b2").Value
'sp1.Left = sp1.Left + sh.Range("b3").Value

sp2.Top = sp2.Top + sh.Range("b2").Value
sp2.Left = sp2.Left + sh.Range("b3").Value

If sp1.Top > 380 Then

    sh.Range("d2").Value = sh.Range("d2").Value + 1
    Exit Sub
End If

GoTo x

End Sub
Publicado em Deixe um comentário

[Planilha] – MP-936: Cálculo da redução de Salário

Baixe gratuitamente uma planilha com o simulador do Cálculo da redução de salário de acordo com a Medida Provisória Nº 936, de 1º de abril de 2020. Na planilha também disponibilizei o cálculo de salário líquido já com a nova regra de INSS aprova na reforma da previdência.

Deixem os comentários no post abaixo para que a gente possa melhorar cada vez mais nosso blog.

Publicado em Deixe um comentário

[Jogo] – Ludo no Excel

Estou disponibilizando um projeto piloto de desenvolvimento de jogos em Excel para mostrar que de fato não há limites no Excel.

Esse primeiro projeto é o famoso jogo de tabuleiro chamado Ludo. Foi usando 80% de fórmulas e apenas 20% de VBA. Usei apenas o básico do VBA, portanto, se você está inciando o VBA pode desenvolver um jogo como esse.

Deixe um comentário se vocês gostaram do Jogo 🙂

Publicado em Deixe um comentário

[Excel Básico] Média ponderada com a função SOMARPRODUTO

Como tudo no Excel existem diversas formas de calcular uma média ponderada de uma tabela, sendo este um recurso importantíssimo e que todos precisam saber no dia a dia da ferramenta. Porém, produtividade é fundamental no ambiente de trabalho, portanto, a função SOMARPRODUTO é a melhor forma de calcular uma média ponderada no Excel. . Mas antes vamos entender o que é média ponderada.

A média ponderada é a combinação de uma média simples com um peso atribuído.

No exemplo abaixo temos a média de um estudante da forma simples e a ponderada. Observe que os valores são diferentes pois nas notas de maior peso impacta mais o resultado.

Passo a Passo

A primeira parte é fazer uma média simples, apenas para a gente comparar a diferença no resultado. Passo 1: Digitar =média( e em seguida selecionar o intervalo C4:C8 onde estão as médias das disciplinas.

Agora vamos usar a função =SOMARPRODUTO( em seguida selecionar o intervalo da média, digitar ; “ponto e virgula” e selecionar o intervalo dos pesos. Essa função multiplica a nota de um disciplina com o seu respectivo peso, e em seguida soma com o resultado da nota da outra disciplina e seu peso e assim sucessivamente. Ou seja, exatamente o cálculo de uma média ponderada.

Depois de usar a fórmula de SOMARPRODUTO, vamos usar a função SOMA para somar os pesos. Pois a média ponderada é o produto na nota pelo peso, dividido pela soma dos pesos. 

Para treinar, faça o download da planilha abaixo.

Publicado em Deixe um comentário

[Planilha] – Planejamento Estratégico Oceano Azul

Planilha de Planejamento Estratégico baseado no modelo proposto por W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro A Estratégia do Oceano Azul.

Objetivo da planilha é automatizar todas as etapas previstas no Modelo, através de 4 importantes ferramentas:

  • 1. Matriz de Valor
  • 2. Curva de Valor
  • 3. Modelo das 4 Ações
  • 4. Plano de Ação

Baixe a Planilha AQUI

Publicado em Deixe um comentário

[Excel Avançado] – Função Desloc

Fala Galera. Tudo bem ? Neste Post vou mostrar para vocês como utilizar essa importante função do Excel que é  o DESLOC.  

Costumo dizer nos meus treinamentos que existem algumas funções mágicas do Excel e que são muito poderosas. Então  se você quer ter um nível avançado do Excel precisa dominar o Desloc.

A ideia do desloc, é  de fato Deslocar virtualmente uma célula na planilha através de parâmetros que podem ser o número da linha, coluna, altura e largura.   

Ficou um pouco confusa essa definição certo ? Vamos para os exemplos que com certeza ficará mais fácil a compreensão.

A gente tem aqui 3 exemplos bem práticos e que mostram como utilizar o desloc. Para isso, vamos  tomar como base a Tabela 1, que basicamente é  uma lista de Nome,  Idade e Aniversario.

Basicamente o DESLOC tem duas grandes formas de usar:

  1. Deslocar uma célula para cima e para baixo que no excel seriam as linhas, e para esquerda e direira que nesse caso seriam as colunas.
  2. A segunda função do desloc é deslocar não somente uma célula apenas mas o intervalo de uma célula, guarda isso que a gente vai ver com mais detalhe lá na frente.
1ª Forma do Desloc

No Exemplo 1 tem a primeira forma do DESLOC , o nosso objetivo aqui é trazer a idade e o Aniversario da Diego Lima. Poderíamos nesse exemplo usar a função PROCV para localizar esses dados,  mas como o objetivo é mostrar a função DESLOC vamos imaginar que não poderíamos fazer isso com o PROCV ok .

Para entender a função vamos pegar como referência a célula C6 que contém o número 25, ou seja, a idade do Carlos. Se eu quiser deslocar a minha referência de célula que esta na C6 para a C7 por exemplo, eu tenho que deslocar mais 1 linha para baixo .

  1. Digitar o DESLOC
  2. Selecionar a célula C6 como Referência
  3. Parâmetro de linha célula G9
  4. Parâmetro de coluna célula G10.

Sua fórmula deve ficar assim → =DESLOC($C$6;G9;G10)

Observe que ele trouxe o número 25 da idade do Carlos pois a referência de linha e coluna está vazia, e o Excel entende nesse caso como zero.

Mas, o nosso objetivo é trazer a idade do Diego, logo temos que deslocar a célula 2 linhas para baixo. Então no parâmetro Coluna iremos digitar justamente o número 2. Observe que trouxe justamente a idade do Diego.

Se a gente quisesse a idade da Amanda seria 3 no parâmetro linha. Muito fácil utilizar a função certo ?

Agora, vamos aprender a deslocar através de coluna. Para isso vamos repetir a mesma formula que digitamos anteriormente. E nos parâmetros vamos digitar na linha o mesmo 2 para encontrar a linha que corresponde ao Diego, e na coluna vamos digitar o número 1, pois precisamos trazer o Aniversário do Diego.

Para a direita na coluna e para baixo na linha é sempre um número positivo, isso significa que se a gente digitar um número negativo iremos para o sentido oposto.

Se eu digitar -1 na coluna irar aparecer o nome do Diego.  Pronto, você já aprendeu uma forma de usar a o desloc. Agora vamos para a segunda forma.

2ª Forma do Desloc

A segunda forma tem mesma lógica da primeira porem é utilizado para deslocar um intervalo.

Nesse exemplo 2 precisamos somar a idade de todos. Obvio que basta só colocar a função soma aqui e selecionar o intervalo de C6:C9. Porém vamos fazer a função Soma com intervalo gerado pelo a função  Desloc para aprender.

  1. Vamos digitar =soma(desloc( selecionar a mesma referência do exemplo 1.
  2.  Marcar com ; “Ponto e virgula” 3 vezes os parâmetros de linha e coluna que nesse exemplo não iremos utilizá-los.
  3.  Referenciar nas células g18 e g19 os parâmetros de altura e largura.

Sua fórmula deve ficar assim → =SOMA(DESLOC($C$6;;;G18;G19))

Esse erro de REF é que nossa referência ainda não está completa, vamos fazer isso agora. A lógica é quase parecida com o do exemplo  anterior, como eu quero deslocar para baixo precisamos deslocar o número positivo, a diferença aqui é que nesse caso eu vou deslocar apenas o intervalo, logo não partimos do 0, e sim do 1 ou seja, na  altura temos que aumentar o intervalo 4 vezes pois são 4 linhas para somar todas as idades, seguindo a mesma lógica na largura precisamos digitar o número 1 pois estamos criando um intervalo de 4 linhas e 1 coluna.

Surgi então o total 130 que é soma das 4 idades.

Vamos para o Exemplo 3 para fixar essa segunda forma de usar o DESLOC.

Vamos combinar ele com uma validação de dados do tipo lista para na célula B16 listar os 4 nomes aqui.

  1. Clicar no Menu Dados > Validação > Permitir Lista
  2.  Campo fonte vamos digitar o DESLOC
  3. Usar a célula b6 como referência
  4. Marcar; 3 vezes pois novamente não iremos usar as referências de linha e coluna.
  5. E referenciar igual no exemplo anterior, a altura na célula c18 e a largura na C19.

Sua fórmula deve ficar assim → =DESLOC($B$6;;;C18;C19)

Nos parâmetros vamos digitar o mesmo 4 na altura pois são 4 linhas na nossa referência e digitar 1 na altura pois estamos no intervalo de 1 coluna.

Pronto, surgiu a validação de dados.

Baixe a planiha usada aqui

Abraços e até a próxima.