Excel Sem Limites
maio 6, 2018 1.0 O que é o VBA?

1.0 O que é o VBA?

Visual Basic for Applications (VBA) é a linguagem de programação criada pela Microsoft para controlar várias partes de seus aplicativos. A maioria das coisas que você pode fazer com o mouse e um teclado também podem ser feitas usando o VBA. No Excel você pode criar um gráfico, você também pode criar um gráfico usando o VBA, é apenas outro método de conseguir a mesma coisa.

Vantagens de usar o VBA

A maioria dos programas VBA fará o mesmo que você faria com o teclado e o mouse. Então, por que se preocupar em usar o VBA?

Poupa tempo:
O código VBA irá operar na velocidade que o seu computador permitir, o que será significativamente mais rápido do que você pode operar. Por exemplo, se você tiver que abrir 10 arquivos, imprimir os documentos e, em seguida, fechar o arquivo, pode levar 2 minutos com um mouse por teclado, mas com o VBA pode levar segundos.

Reduz erros:
Você já clicou nos ícones errados ou digitou as palavras erradas? Eu também, mas o VBA não. Ele fará a mesma tarefa repetidamente sem cometer erros. Não me interprete mal, você ainda tem que programar o código do VBA, então se você disser para fazer as coisas erradas, ele fará as coisas erradas. Mas se você conseguir acertar, poderá remover os erros criados pela interação humana.



Completa ações repetitivas sem reclamar:
Você já teve que realizar a mesma ação várias vezes? Talvez criar 100 gráficos ou imprimir 100 documentos ou alterar o título em 100 planilhas. Isso não é divertido, ninguém quer fazer isso. Mas a VBA está mais do que feliz em fazer isso por você. Pode fazer a mesma coisa várias vezes, na verdade, essa é uma das coisas que o VBA faz de melhor.

Integração com outras aplicações:
Você pode usar o VBA no Word, Access, Excel, Outlook e muitos outros programas, incluindo o próprio Windows. Mas não termina aí, você pode usar o VBA no Excel para controlar o Word e o Powerpoint, sem precisar do Word ou Powerpoint aberto.

O que é programação?

A programação é apenas o processo de escrever palavras de uma maneira que um computador possa entender. No entanto, você precisa ser muito específico sobre o que deseja que o computador faça. Essa é a habilidade de programar, aprendendo a transmitir a mensagem da maneira mais simples e eficiente possível.

Qual é a diferença entre uma macro e um VBA?

Esta é uma pergunta comum que pode ser confusa para iniciantes. Simplificando, o VBA é a linguagem usada para escrever uma macro – da mesma forma que um livro pode ser escrito usando o idioma inglês.

A 1ª regra de ouro da aprendizagem do VBA

Depois de passar os primeiros capítulos, você terá todas as ferramentas necessárias para usar o código VBA copiado da Internet. Embora copiar e colar código seja uma prática bastante comum, não ajudará você a aprender o VBA rapidamente. Aqui está a única regra que vou pedir para você manter. . . .

Se você deseja copiar o código que não entende, você deve digitá-lo você mesmo – não apenas copie e cole.

Por que estou pedindo para você fazer isso? Porque isso ajudará você a aprender a linguagem VBA muito mais rápido.

Vamos começar

Agora você sabe o que é o VBA, por que você deve usá-lo e a única regra de ouro que resta apenas uma coisa a fazer. . . vamos começar!



Próxima parte: 1.1 Ativar a Guia de Densenvolvedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *