Excel Sem Limites
janeiro 26, 2020 [Excel Básico] Média ponderada com a função SOMARPRODUTO

[Excel Básico] Média ponderada com a função SOMARPRODUTO

Como tudo no Excel existem diversas formas de calcular uma média ponderada de uma tabela, sendo este um recurso importantíssimo e que todos precisam saber no dia a dia da ferramenta. Porém, produtividade é fundamental no ambiente de trabalho, portanto, a função SOMARPRODUTO é a melhor forma de calcular uma média ponderada no Excel. . Mas antes vamos entender o que é média ponderada.

A média ponderada é a combinação de uma média simples com um peso atribuído.

No exemplo abaixo temos a média de um estudante da forma simples e a ponderada. Observe que os valores são diferentes pois nas notas de maior peso impacta mais o resultado.

Passo a Passo

A primeira parte é fazer uma média simples, apenas para a gente comparar a diferença no resultado. Passo 1: Digitar =média( e em seguida selecionar o intervalo C4:C8 onde estão as médias das disciplinas.

Agora vamos usar a função =SOMARPRODUTO( em seguida selecionar o intervalo da média, digitar ; “ponto e virgula” e selecionar o intervalo dos pesos. Essa função multiplica a nota de um disciplina com o seu respectivo peso, e em seguida soma com o resultado da nota da outra disciplina e seu peso e assim sucessivamente. Ou seja, exatamente o cálculo de uma média ponderada.

Depois de usar a fórmula de SOMARPRODUTO, vamos usar a função SOMA para somar os pesos. Pois a média ponderada é o produto na nota pelo peso, dividido pela soma dos pesos. 

Para treinar, faça o download da planilha abaixo.

Classificado como:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *